quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ser mesário é dose! - -- Axei onda!!!


Segundo o TSE, uma das vantagens de ser mesário é: “Os mesários são dispensados do serviço, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias de convocação.”
Ao todo, com dois dias de treinamento e dois na eleição, são 8 dias de dispensa no trabalho. A princípio, a idéia parece muito tentadora. E alguns tolos, como eu, até se voluntariam para a tortura. “Deve ser chato e entediante, mas pelo menos dá pra encarar as eleições de um modo diferente”, pensei. Eu achei que ser mesário fosse péssimo. Estava plenamente enganado, ser mesário não é péssimo, é horrível.
Tudo começa pelo martírio de acordar 6h da manhã de domingo para poder chegar na seção às 7h. Feito isso, esperar meia-hora até os outros mesários chegarem, inclusive o presidente da seção, que chega 7:45. 8h a seção está aberta, já tem fila na porta, e começa o festival da falta de educação. A maioria das pessoas decide votar cedo porque segundo elas é mais tranqüilo. De 8 às 10 da manhã, nós mesários mal temos tempo de respirar com tanta gente. Depois do almoço aparece 1 eleitor por hora.
Embora a grande maioria das pessoas que vota, vai com tranqüilidade, Policiais Militares se sentem no direito de esfregar a patente na sua cara para furarem fila. E se a fila aumenta um pouco, começa a festa. Como pode, um povo que adora filas como brasileiro, reclamar tanto de uma filinha de 5 pessoas? E ainda esbravejar: “É assim mesmo, a gente vem votar e esses incompetentes ficam atrapalhando”?
Há essa altura do campeonato, digo, da eleição, o ódio já tinha tomado conta de mim. Sem contar a fome, a sede, e a vontade absurda de ir no banheiro. Sim, mesário passa fome, sede, vontade de ir ao banheiro, e um calor infernal.
Tem que ter coragem para fazer um trabalho desses e ganhar 12 reais em vale refeição, e uma caneta. E claro, dois dias de folga no serviço pra cada dia de convocação. Mas apesar de todos os pesares, dois fatos ocorridos próximos à minha seção fizeram o dia valer a pena.  O primeiro aconteceu na seção ao lado. Um senhor, de certa idade, chega na seção por volta das 15h completamente embriagado, sem titulo, e diz: “Eu quero exercer meu direito de cidadão” (ao menos eu entendi assim). Consegui dar umas boas risadas até ele ser algemado e arrastado pelo corredor pelos furadores de fila fardados.
O segundo aconteceu graças a um rapaz de aproximadamente 20 anos, que fazia boca de urna dentro do banheiro do lado da seção, muito corajoso. E o mais incrível é que ele só foi preso às 16:30, devia estar lá desde as 7 da manhã, eu não sei, porque não podia ir no banheiro.
O fato é que depois de trabalhar 10 horas, com fome, sede, sono, vontade de ir ao banheiro, e muita raiva, eu chego em casa e recebo um “muito obrigado”da Lavinia Vlasak. Valeu mais do que o vale refeição de 12 reais e a caneta. Mas antes da próxima eleição, mesmo que seja a Gisele Bündchen na campanha do TSE, eu vou me filiar a algum partido. Quem sabe assim, me livro desse martírio.
Repórter: Breno Peruchi
http://espacodemocratico.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário...

Flickr