quinta-feira, 26 de março de 2015

Pastoral do Esporte - UMA NOVIDADE CONTAGIANTE

Na Arquidiocese de Olinda e Recife, a Pastoral do Esporte é uma novidade, mas já é uma iniciativa comuns em algumas dioceses do Brasil. De acordo com o site da Arquidiocese de Olinda e Recife, a referência da Pastoral do Esporte no país está no Rio de Janeiro. noticias.cancaonova.com


Na cidade de Londres, em 2012, foram criados dois símbolos para acompanhar todas as edições dos Jogos Olímpicos, a partir dos jogos daquele mesmo ano, a Cruz Olímpica e o Ícone da Paz. O artista londrino Jon Cornwall, projetou e criou a Cruz Olímpica utilizando 12 tipos diferentes de madeira de todo o mundo para representar os 12 discípulos.

O Ícone da Paz representa trabalho que Pax Christi Internacional realiza em prol da paz e reconciliação no Oriente Médio. A Paz de Cristo é representada no ícone através de diversas histórias bíblicas e da vida de santos da nossa Santa Igreja. ARQUIRIO


A pastoral do esporte foca no desenvolvimento de atividades esportivas dentro das igrejas e tem sido um sucesso. Esse tipo de atividade começou a ser desenvolvida no estado do Rio de Janeiro e já é referência em todo Brasil.
 
O principal benefício que a pastoral do esporte pode trazer está relacionado ao âmbito do relacionamento humano, sendo um excelente instrumento a ser utilizado para que a Palavra de Deus ganhe terreno.

Sabendo que o desemprego e a falta de oportunidades entre os jovens estão entre os grandes males que os levam ao mundo das drogas, a pastoral do esporte surge para reverter essa situação.
E algumas comunidades a pastoral do esporte também age indicando cursos profissionalizantes e faculdades para que os jovens possam crescer e desenvolver seus talentos também em outras áreas.

A pastoral do esporte pode ser introduzida nas paróquias desenvolvendo um grupo de estudo bíblico e, a partir dos encontros, agendar eventos esportivos que envolvam toda a comunidade como, por exemplo, um “Campeonato do Padroeiro”.
Cada comunidade precisa descobrir o melhor caminho e mesmo as paróquias que não tenham muito espaço físico, para uma corrida ou partida de futebol, podem realizar um campeonato de xadrez, por exemplo, que pode ser realizado no salão paroquial.

Além disso, a equipe pastoral não deve ficar presa apenas no espaço da Igreja, mas deve sair para criar pontes e conquistar as quadras das escolas próximas. Esta será uma boa forma de interagir com o ambiente pedagógico e ampliar ainda mais a possibilidade de evangelização, para servir a Deus em diversos ambientes.

Um grande abraço!


Para pensar:
Em nossa paróquia poderíamos organizar uma Pastoral dos Esportes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário...

Flickr