terça-feira, 8 de março de 2016

ELEIÇÕES 2016 – PREFEITOS E VEREADORES

A política brasileira precisa ser impregnada pela “ideologia do mundo melhor”, baseado no sentido mais sublime das palavras: justiça, paz, solidariedade, igualdade, amor, fraternidade, liberdade e pela busca do bem coletivo.
Cabe aos cristãos e às pessoas de boa vontade (que não compartilham da fé em Cristo) contribuir para o aperfeiçoamento da democracia brasileira. Isto se dá por meio do voto consciente e da participação efetiva dos cidadãos na política. É salutar o debate sobre os rumos políticos aos quais vem tomando os municípios, estados e o país. Neste ano iremos decidir o partido e a ideologia que governará os municípios brasileiros, representados nas figuras dos prefeitos (e dos vices), bem como dos vereadores.
Seria interessante que as paróquias, comunidades e dioceses promovessem ações que valorizassem a consciência político-coletiva dos seus fiéis, na perspectiva do crescimento ético dos membros da Igreja de Cristo. Tais ações perpassam por seminários, fóruns, mesas redondas e palestras, além de debates entre candidatos (para melhor conhecer as pessoas e suas propostas políticas e planos de trabalhos), que pretendem governar ou legislar no âmbito municipal. No entanto, a “formação das mentes” dos fiéis leigos não se limitaria aos períodos eleitorais. Seria uma formação continuada. Uma pastoral de formação política das comunidades e grupos cristãos.
Uma grande e importante ferramenta na formação acima descrita é a Lei Federal n° 9.840/1999 (lei contra a corrupção eleitoral), e ainda Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), que barra a eleição de políticos inidôneos, buscando promover uma política imersa na ética e na defesa dos reais interesses coletivos. A ideia da “ficha limpa” pode ser aplicada, por analogia” no momento em que o Chefe do Executivo vai montar seu secretariado municipal (por exemplo), ou ainda contratar empresas e/ou pessoas.
O chamado do Magistério da Igreja é para o engajamento dos fiéis leigos na vida política (cf. Gaudium et Spes, 43), cabendo aos clérigos promover a formação política dos leigos.
Faz parte da missão dos batizados cuidarem e promoverem o bem comum.
Paz e Bem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário...

Flickr