terça-feira, 8 de março de 2016

Quaresma 2016

A quaresma é um tempo forte de retiro espiritual. É tempo de renovação da vida. Ela nos convida a intensificar a leitura diária da Bíblia, a oração, o jejum e os gestos concretos de caridade.
Seu principal objetivo é nos preparar para a Páscoa de Jesus – autor da Salvação e princípio da unidade (cf. Lumen Gentium, 3) - a Grande Festa dos Cristãos. A quaresma é também o tempo propício para partilharmos o caminho da conversão [cf. Mc 1, 15] e seguir a proposta da Campanha da Fraternidade Ecumênica, que, este ano, nos pede para cuidar da “casa comum”.
A quaresma não pode ser um período de tristeza para a Igreja. Somos um povo alegre. O que se deve, nesse tempo forte de ração, é resguardar-se com maior cuidado, dos prazeres que nos cercam. Mas é preciso lembrar sempre que “O cristão deve ser feliz, deve ter a alegria de Jesus.” (Papa Francisco, AUDIÊNCIA GERAL em 24/04/2013). Somos convidados a viver, mais intensamente, “com filhos da Luz” [cf. Ef 5, 8b].
No entanto, o Santo Padre nos alerta, que nossa felicidade não pode ser “reduzida a satisfaça do ego” e a busca por tal felicidade não se obtém comprando “a satisfaça ou o sentido da sua individualidade” (Papa Francisco, AUDIÊNCIA GERAL em 24/04/2013).
O tempo quaresmal é momento forte da misericórdia de Deus, pois Ele é “rico em misericórdia” [cf. Ef 2, 4], expressa por meio do seu Amor Salvador [cf. Sl 85(84), 8]. A nossa resposta deve ser o seguimento incondicional [cf. Lc 5, 27] ao projeto de Deus.
A reflexão sobre o sacrifício cruento de Jesus (Paixão, Morte e Ressurreição) – que se fará de maneira aprofundada na Semana Santa -, já se inicia no Período Quaresmal. Este é tempo forte de conversão [cf. Mc 1, 15] e de vencer as tentações mais fortes [cf. Mt 4, 4-11].
O projeto de Deus não fracassa na cruz. Jesus é o filho querido do Pai que revela toda a sua força e poder sobre o pecado e a morte. É Ele mesmo a revelação perfeita de Deus, a Luz das Nações, o Cordeiro Imolado que tira pecado do mundo. Sua missão é conduzir-nos a Deus [cf. 1Pd 3, 18].
Como já havia dito, a quaresma é uma caminhada espiritual, preparatória para a Páscoa. Exorta-nos a deixar de lado as nossas atitudes de tristeza e assumir, alegremente, o compromisso com o projeto de Jesus, que visa iluminar as cegueiras que causam alienação na vida de homens e mulheres deste século.
Peçamos, portanto, perdão a Javé, pelas vezes que jogamos ‘pedras’ nos outros, pelas vezes que não valorizamos que o outro tem para nos ofertar e façamos da quaresma tempo favorável para a vivência do profícuo amor para com próximo, que nos ajuda a abandonar o egoísmo e o egocentrismo nossos de cada dia, afim de melhor servir. Assim fortalecemos nossa conversão pessoal e diária.

Paz e bem a Todos e Todas!
Eduardo Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário...

Flickr