terça-feira, 22 de agosto de 2017

MEU BRASIL HOJE VAI MAL

É importante que se diga: meu país está sendo destroçado pela elite canalha que não se conforma com a implantação da verdadeira Justiça Social. 

Muitas injustiças estão sendo espargidas contra os trabalhadores e trabalhadoras – da cidade e do campo – por meio de reformas fajutas e inumanas nas leis até então em vigor.

O que mais me assusta é que muitos dos que promovem este verdadeiro “genocídio de direitos sociais” autoproclamam-se cristãos. Canalhas! Sepulcros caiados! (cf. Mt 23,27-32) Não entenderam ainda o que é ostentar a insígnia de ser “outro cristo” no mundo. Afinal, 

Devemos sempre estar alertas em relação à nossa vivência da fé porque, se não nos cuidarmos, podemos criar um abismo muito grande entre o que falamos e o que vivemos ou, pior ainda, podemos viver uma religiosidade de aparências, uma religiosidade ritual em detrimento de uma real vivência de fé, de uma resposta pessoal aos apelos que nos são feitos para que assumamos os compromissos do nosso batismo a partir de uma vida verdadeiramente profética que denuncie os contravalores do mundo e anuncie a verdade dos valores que foram pregados por Jesus Cristo. Deste modo, a nossa vida religiosa não será simplesmente ritual, mas também compromisso (FRANCISCANOS, 2013, s/p).

Vivemos uma situação econômica, moral, institucional, política e social insustentável. A classe trabalhadora está fruindo de migalhas do pão amassado pela “elite demoníaca” que domina os meios de produção. O governo golpista e impopular retira, com a ajuda do Congresso Nacional, os direitos daqueles e daquelas que carregam nas costas o pesado fardo de serem contribuintes explorados e por vezes expropriados da sua dignidade! 

É intransigente e imoral qualquer forma de resistência aos clamores da classe proletária. Os governos não podem responder ao grito de luta do operariado, com “tiros, jatos de água, gás lacrimogênio[1] e/ou bombas de efeito moral[2]”. Isso é ilícito do ponto de vista da democracia plena. A resposta esperada é o atendimento das necessidades da massa sofredora. O contrário disso é fascismo.
O pensamento fascista costuma emergir e ganhar força em contextos de crise – econômica, social ou política –, quando se apresenta como solução radical. Mobilizando os sentimentos legítimos de sofrimento ou injustiça, o fascismo impulsiona e enfatiza a ideia de que o grupo que defende é a grande vítima de uma situação a ser revertida. Como toda vítima tem um algoz, o fascismo aponta um inimigo que deve ser exterminado (BETONI, s/d, s/p).

As reivindicações populares não podem ser reprimidas ferozmente com empuxos de insolência e prepotência, seja da parte do governo, seja da parte do capital – nacional ou internacional – pois é licita a denúncia dos atos maquiavélicos e espúrios de um sistema falido e gélido.

Os planos repressivos dos tiranos, déspotas e ditadores devem sucumbir e serem substituídos pelas manifestações de pensamento, os protestos pacíficos e a greve – de cada cidadão e cidadã. Isso é o ápice democrático. Isso é queda da plutocracia!  

Portanto, nacionais, naturalizados e estrangeiros residentes... somos conclamados a não nos calarmos diante da situação caótica quem que se encontra o Brasil. Avante! Não compactuemos com o retrocesso. Isso é suicídio da nossa cidadania. Pensemos, Falemos. Não Nos calemos!

Pela Justiça, Pela Democracia, pela Defesa dos Direitos!
Paz e Bem!
Eduardo Melo

REFERÊNCIAS


BETONI, Camila.  Fascismo. Infoescola. Disponível em <http://www.infoescola.com/historia/fascismo/>. Acesso em 21.08.2017.


FRANCISCANOS. Sepulcros caiados. Reflexão – Mt 23, 27-32. 28/08/2013. Disponível em . Acesso em 21.08.2017.

MUNDO ESTRANHO. O que são bombas de efeito moral? Disponível em . Acesso em 21.08.2017.

RONCOLATO, Murilo. Como funcionam as bombas de gás lacrimogêneo. Revista Galileu. Disponível em < http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI339395-17770,00-COMO+FUNCIONAM+AS+BOMBAS+DE+GAS+LACRIMOGENEO.html>. Acesso em 22.08.2017.




[1] Bombas de gás lacrimogêneo são estruturas de metal disparadas por armas lançadoras que, após explodir, liberam um gás basicamente composto de 2-clorobenzilideno malononitrilo, o chamado gás CS. Trata-se de uma substância sólida que misturada a solventes toma a forma de aerosol ácido, que em contato com os olhos causam lacrimajemento intenso e queimação (RONCOLATO, s/d, s/p).

[2] Elas fazem parte dos chamados “armamentos de distração”, usados quando se quer amedrontar ou incapacitar um inimigo sem matá-lo (MUNDO ESTRANHO, s/d, s/p).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário...

Flickr