segunda-feira, 25 de setembro de 2017

MÊS DA BÍBLIA 2017 - PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS TESSALONICENSES

Trata-se do primeiro escrito neotestamentário. Ele foi redigido em Corinto por volta do ano 50 da Era Cristã. A 1ª Carta de São Paulo aos Tessalonicenses é o primeiro documento escrito do cristianismo.
Devido a perseguição, Paulo foi obrigado a deixar a cidade de Filipos às pressas, dirigindo-se para Tessalônica (Cf. At 16, 19-40), uma cidade que na época, tinha intenso comércio e para onde convergiam inúmeros pregadores e pensadores das mais diversas religiões e filosofias. Ali Paulo constituiu uma comunidade pequena de seguidores do Evangelho, mas novamente, por causa da perseguição, ele é obrigado a fugir (Cf. At 17, 1-10).

A congregação à qual Primeira Tessalonicenses foi dirigida sofreu perseguição praticamente desde o início. Depois de chegar a Tessalônica, Paulo pregou na sinagoga local por três sábados. Considerável número de pessoas tornaram-se crentes, e formou-se uma congregação. Judeus fanáticos, porém, provocaram violento motim (JW, s/d, s/p).

Por ser um centro comercial e de grande diversidade filosófica e religiosa, a semente do cristianismo corria riscos de não prosperar. Assim, Paulo envia Timóteo e Silas para animar a fé daquele grupo recém-criado. Ao saber dos seus colaboradores que a fé cristã está viva e fervorosa, ele escreve a sua primeira carta aos irmãos tessalonicenses “sendo umas das cartas autenticamente paulinas. Surge do relato que Timóteo faz a Paulo sobre a comunidade de Tessalônica” (HAMMES, s/d, s/p).
O apóstolo dos gentios[1] aborda no primeiro capítulo sobre a tribulação que o povo de Deus em Tessalônica vinha sofrendo. Ele referia-se às pressões, opressões e repressões que os irmãos tinham que suportar. No capítulo segundo, Paulo faz uma reflexão profunda do seu trabalho missionário entre os tessalonicenses, expondo suas intenções e motivações – mostrando ao povo que ele estava “longe dos olhos, mas não do coração” (1Ts 2,17b - BÍBLIA SAGRADA) e, ainda, externando seu amor à comunidade. Pois é a experimentação mútua do amor e sua vivencia constante, o sinal maior que indicará a autenticidade cristã. Além disso Paulo exorta a comunidade a viver de maneira alegre (Cf. 1Ts 5,16).
Como a missão de uma comunidade cristã marcada pela perseguição e tribulação no mundo greco-romano, a Carta propõe a prática das três virtudes: a fé ativa na obra do Deus Pai e Mãe; o amor capaz de sacrifício para formar a fraternidade; a firme esperança para assegurar a caminhada rumo a construção do Reino da Vida (VERBO DIVINO, s/d, s/p).

Por se tratar de uma cidade pagã, Tessalônica tinha um povo que não possuía restrições sexuais. Assim, cabia aos cristãos locais tornarem luz em meio às trevas. Paulo recorda aos irmãos que o corpo é digno de respeito e que, portanto, não pode ser transformado em mero objeto de prazer.
Na Carta, Paulo ainda fala da esperança na ressurreição. Ela não dirige-se apenas aos irmãos vivos, mas alcançaria os que já haviam falecido. Todos, vivos ou mortos, são alvo da misericórdia de Deus, por meio de Jesus, o Senhor.
Mas o apostolo também alerta que a “parusia[2] definitiva” de Cristo, virá em dia oculto a nós humanos e do qual só o Pai sabe (Cf. Mc 13, 32), cabendo aos cristãos apenas esperar e vigiar (Cf. 1Ts 5: 4-11).
SETEMBRO/2017

REFERÊNCIAS

ABIBLIA. O que é gentio? Por que Paulo é chamado de apóstolo dos gentios? Paulo é um gentio? 22/06/2012. Disponível em< http://www.abiblia.org/ver.php?id=4083>. Acesso em 25.09.2017.

BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. Paulus: São Paulo, 1990.

CN. Canção Nova. Formação. A Eucaristia é parusia, presença real de Jesus Cristo. Disponível em . Acesso em 25.09.2017.

HAMMES, Ir. Mari Luzia.  Primeira Carta aos Tessalonicenses. Disponível em . Acesso em 24.09.2017.

JW. Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Tessalonicenses, Cartas aos. Disponível em . Acesso em 25.09.2017.

VERBO DIVINO. A Primeira Carta aos Tessalonicenses. Disponível em . Acesso em 23.09.2017.




[1] Gentio é o vocábulo português usado para traduzir a palavra hebraica goym ou gojim (em hebraico: singular goj גוי, plural גוים), que indica quem não é judeu ou israelita. É uma palavra, com as diferentes variações, que aparece mais de 550 vezes na Bíblia. [...]Paulo é chamado apóstolos dos gentios porque levou a mensagem de Cristo sobretudo às populações fora de Israel, aos pagãos, aos gregos e romanos, a não-judeus (ABIBLIA, 2012, s/p).

[2] A Eucaristia é parusia (ou parúsia), presença real de Cristo sob as espécies eucarísticas, presença sacramental. Na Eucaristia, já acontece a vinda de Jesus, porém, não na Sua segunda e definitiva vinda. Assim, parusia significa vinda, chegada ou advento (CN, s/d, s/p).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário...

Flickr