quarta-feira, 20 de julho de 2016

70 membros da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano são ganhadores do Prêmio Nobel

Desde o ano de 1902, nada menos que 70 Prêmios Nobel foram entregues a membros da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano.

Os acadêmios são escolhidos com base em seus eminentes estudos científicos originais e na sua reconhecida personalidade moral, sem discriminação étnica ou religiosa, e são nomeados ainda em vida mediante ato soberano do Santo Padre como mostra do reconhecimento vaticano ao seu trabalho científico em prol do progresso da humanidade. A maioria dos acadêmicos foi selecionada para a Pontifícia Academia de Ciências ainda antes de ganhar o Prêmio Nobel.

Em 2011, pela primeira vez na história, o então papa Bento XVI nomeou como presidente da Academia um cientista não católico: o suíço Werner Aber, cristão protestante reformado, professor emérito de Microbiologia na Universidade de Basileia e premiado com o Nobel de Medicina por suas pesquisas no campo da genética. Ele estudou em particular o mecanismo de defesa da célula bacteriana contra os vírus e sua obra está ligada à descoberta das enzimas de restrição, que podem ser empregadas no estudo da organização genética.

Aliás, o mesmo Bento XVI, como se aprecia na imagem acima, recebeu e abençoou no Vaticano o físico Stephen Hawking, que é declaradamente ateu, mas não inimigo da religião e muito menos fechado ao instigante debate entre ciência e fé. O célebre cientista participou da plenária da Pontifícia Academia de Ciências sobre a origem do universo, a evolução da vida, Darwin e a teoria do desígnio inteligente (ou seja, a tese de que o universo foi criado de acordo com um planejamento inteligente e não como fruto do mero acaso; a este respeito, recomendamos este interessantíssimo artigo sobre o Ajuste Preciso do Universo). O título do congresso do qual Hawking participou no Vaticano foi "Abordagens científicas sobre a evolução do universo e da vida".

+ em Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário...

Flickr