terça-feira, 22 de agosto de 2017

VOCAÇÃO

No mês de agosto a Igreja convida-nos a vivenciar mais de perto a (s) nossa (s) vocação (ões). Com o coração sempre aberto aos desígnios do Pai Eterno, devemos refletir mais profunda e intensamente sobre a vontade de Deus em nossas vidas. Não importa onde estejamos ou o nosso estado de vida (leiga, sacerdotal, religiosa, etc.), o que se pretende é viver de maneira mais digna possível a vocação a qual somos chamados.
Durante todo o mês vocacional, a Igreja reserva um domingo para celebrar cada um dos tipos de vocação. O primeiro é dedicado ao ministério ordenado (diáconos, presbíteros e epíscopos), o segundo volta-se a refletir sobre a vocação à vida em família (pai e mãe), o terceiro domingo é destinado a meditar sobre a vida dos consagrados seculares e religiosos; o quarto domingo de agosto é usado para aprofundar o chamado de Deus às vocações leigas ligadas às variadas formas de serviços e ministérios desenvolvidos no seio da comunidade: catequese, leitores, animadores de comunidades, missionários, ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, etc.
Vocação quer dizer chamado[1]. E nosso primeiro chamado é à “existência na terra”. O segundo é ao amor. Nossa terceira vocação é o chamado à “vida cristã, a vida em comunidade”. E assim por diante. Essas três primeiras convocações divinas são essenciais, indispensáveis e, portanto, fundamentais para todos e todas que desejam seguir o Divino Mestre.
Muitos são os lugares para se chegar com a luz de Cristo, mas poucos são os portadores dessa luz. Cabe ao Povo de Deus rezar ao Dono da Messe (cf. Mt 9,37-38) para que mande trabalhadores para a mesma. Afinal, a oração e a doação diária criam condições favoráveis para o desenvolvimento de novas e santas vocações.
É preciso rezar e empreender esforços para que as novas vocações surjam. Muitas pessoas ainda não despertaram para a sua vocação específica. Como disse padre Zezinho: “Quase ninguém tem tempo... E o mundo passando fome, passando fome de Deus” (PADRE ZEZINHO, s/d, s/p). Rezemos, pois, pelas vocações!      
Paz e Bem!
Eduardo Melo

REFERÊNCIAS

PAULINAS. O que é Vocação. Disponível em < http://www.irmaspaulinas.org.br/vocacao/ >. Acesso em 21.08.2017.
PADRE ZEZINHO. Vocação. Disponível em . Acesso em 20.08.2017.




[1] Na verdade, o significado da palavra vocação é bastante amplo e tem sua origem no verbo latino vocare, que significa “chamar ou chamamento”No âmbito religioso, trata-se de um chamado que provém da boca Daquele que tudo criou pela força de sua Palavra: Deus. Portanto, compreender a vocação como um dom é reconhecer que, em todas as circunstâncias, Deus nos chama a viver e realizar seu projeto de amor (PAULINAS, s/d, s/p).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário...

Flickr