terça-feira, 15 de julho de 2008

Educomunicação

Por Eduardo Mello - eduardomelo.ser@hotmail.com

EDUCOMUNICAÇÃO

O artigo 221 da Constituição Federal (1988),determina que a televisão tem como finalidade prioritária a educação.
Mas infelizmente nossas casas são invadidas por uma vasta “descarga” de informações, programas, telenovelas... que são verdadeiros “lixos culturais.” As rádios e os jornais também faltam com respeito à cultura e a ética (claro que há exceções).
“Ou o Brasil é capaz de controlar sua própria televisão, ou corre o risco de ser controlado por ela.”
(Eugênio Bucci .In revista veja,17/12/97).
Sabemos que “os meios de comunicação” não se reduzem a um conjunto de instrumentos técnicos isolados, mas... tecem silenciosamente a cultura em que vivemos.” (Pe.Valdir José de Castro,SSP).
Na verdade existem muitas empresas detentoras da concessão do governo para utilizar os canais de comunicação, que visam apenas o lucro e dão prioridade a audiência em detrimento a pessoa humana.
Tenho consciência que os Meios de Comunicação sociais colaboram com o progresso econômico.Mas esse progresso não é um fim em si mesmo. Ele deve, buscar suprir os anseios da coletividade.
Se caso não nos tornarmos pessoas mais críticas e com opinião formada, encontraremos, sempre nos meios de comunicação, produções e divulgações de conteúdos que privilegiam o entretenimento a exploração, a sexualidade, o escândalo e a comédia, chegando a níveis éticos baixíssimos e valores morais questionáveis ou ausentes.
“Evangelizar é também trabalhar para que as maravilhosas invenções da inteligência humana sejam postas a serviço da dignidade das pessoas.”
(Pe. Valdir José de Castro, SSP)
Irmãos, que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. Que ele abra vosso coração!
(CJ. EF 1,17-18)
Paz e Bem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário...

Flickr