quarta-feira, 11 de abril de 2012

Bento XVI: O valor da Direção Espiritual

Continua sendo válido para todos o convite a recorrer aos conselhos de um bom pai espiritual, capaz de acompanhar cada um no profundo conhecimento de si mesmo e conduzi-lo à união com o Senhor, para que sua existência se conforme cada vez mais com o Evangelho. (...) Para chegar ao Senhor, precisamos sempre de uma guia, um diálogo. Não podemos fazê-lo somente com nossas reflexões

Bento XVI, Audiência geral de 16 de setembro de 2009apud Zenit


O Santo Padre fala de uma prática salutar a todos os cristãos, adireção espiritual. Devo muito aos meus diretores espirituais, presentes e passados, que puderam podar o que estava excessivo, e estimular o que estava deprimido. Somos maus juízes em causa própria.

Do debate dialético consigo mesmo muitas vezes sai mais erro e desespero do que luz. Quando um motor gira sozinho e sem carga, a rotação fica excessiva, superaquece, vibra e se desgasta inutilmente. Parece que é assim na vida espiritual: Sozinhos somos esmagados pela subjetividade. Sem parâmetro externo isento de comparação, sucumbimos ao excesso, seja de indulgência, seja de rigor. Santo Penso que Inácio de Loyola em seus exercícios recomendava a partilha dos frutos da meditação não só para o enriquecimento mútuo, mas para a mitigação das tendências intimistas e subjetivas.

Santa Teresa d´Ávila tinha tanto apreço pela opinião de seus diretores que as considerava como ordens de Deus! Ela rezava para que Deus iluminasse seu diretor espiritual. A voz do diretor é a voz de Deus:Quem vos ouve, a mim ouve. Um dos sete dons do Espírito Santo é o dom do conselho. O diretor espiritual é quase como um dos profetas da Antiga Aliança, sabendo aplicar a lei geral à situação particular que cada um vive.

Entro na salinha do padre sempre me arrastando retorcido de dúvidas. Saio ora consolado por ver que o Bem não era tão diminuto quanto pensava, ora contrariado por ouvir diferente do que queria ouvir. Isso é muito curioso. Vejo, por experiência, quão bem me faz obedecer a risca os conselhos do diretor, mesmo quando lá no fundo achei despropositado ou inócuo. Frente aos resultados, fico comigo pensando que humanamente é impossível que tenha exposto de maneira tão clara minha situação em alguns minutos que ele tenha conseguido dar remédios tão exatos para minha orientação.

Enfim, leitor, essa é a recomendação que dou. Agarre um padre, nem que seja como Jacó fez com o anjo, mas tenha um diretor espiritual. Ninguém se cura sozinho, o melhor dos médicos ainda precisa de um médico para si.




http://jornadasespirituais.blogspot.com.br/2009/09/bento-xvi-o-valor-da-direcao-espiritual.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário...

Flickr