sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Rede católica de ensino promove relativismo religioso em material didático


Segundo o grupo ACI divulgou nesta última terça-feira, 14 de agosto de 2012, escolas como Colégio Liceu Santista, parceiro da Rede Salesiana de Educação vem utilizando material didático que promove o relativismo religioso e conteúdo inadequado pra crianças.


Segundo a notícia, o que mais deixou os pais surpresos foi a constatação de que as apostilas didáticas utilizadas ao longo do 1ºano do Ensino Fundamental, além de trazer elementos referentes a "criação do mundo" próprios da mitologia africana, não faz uma única menção ao nome de Jesus Cristo ou o uso da palavra Cristianismo.
Na mencionada apostila, destinada a crianças de idades entre seis e sete anos, uma seção descreve como se deu a criação do mundo e da humanidade por deuses da Umbanda. "...Antes de criar o mundo, Oxalá deveria fazer certas oferendas a Exu, o Mensageiro, pois Exu é o orixá que comanda o movimento e a transformação", afirma um trecho do material.

Em outro trecho do texto sobre a criação, o material ensina como o homem e a mulher tornaram-se mortais: "Oxalá estava cansado da arrogância, do descaso e da total falta de respeito dos humanos. Afinal, ele os criara na origem do mundo. Oxalá imaginou que seria melhor que os homens não vivessem mais para sempre, pois, assim, não pensariam que eram deuses. Então Oxalá criou a Morte. Quando o momento de cada um chegasse, caberia à Morte fazer cessar a vida. Era missão da morte fazer morrer todos os humanos. O homem não era mais imortal."

Após a leitura do texto, um exercício pede aos alunos que desenhem as "entidades" de acordo com as descrições apresentadas.
 Um dos pais ressalta a ACI Digital que, ao fundar os Salesianos, Dom Bosco buscou tornar possível uma obra que levasse as crianças e jovens do mundo inteiro a um maior conhecimento e amor a Jesus Cristo, através da educação cristã.  Os pais lamentam que a RSE tenha se afastado tão francamente do ideal promovido pelo santo educador italiano, São João Bosco.

Leia a notícia na íntegra: Rede católica de ensino promove relativismo religioso em material didático

Fonte: ACIDIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário...

Flickr