sábado, 25 de maio de 2013

ANIVERSÁRIO DE DANNY 2013


Ter 20 anos 

Outro dia me perguntaram quantos anos eu tinha. Responder 20 anos não é como dizer 15. Apesar de continuar sendo pouco, sabe-se mais sobre a vida. Enxerga-se o mundo sob outros ângulos e a inocência de outrora faz parte do passado. Desconfia-se mais das pessoas e ainda que continue sonhando, agora você pondera seu sonho, não se permite sonhar tão intensamente como antes. Porque antes, quase a vida toda era um sonho. Você sonhava com tudo! E hoje alguns desses sonhos já ganharam formas e vão sendo estabelecidos no tempo que você escreve e se permite.
Danny Medeyros (FOTO: Facebook)

Aos 20 você já se apaixonou no mínimo três vezes e pelo ou menos uma vez pensou ter encontrado o amor da sua vida. Constantemente têm sentimentos sem nome, manias estranhas e agora você é chata com coisas pelas quais não ligava antes.

Sua vida mudou. Agora você tem o seu dinheiro, trabalha e reclama do preço alto do supermercado. Paga as contas do seu celular e o curso de inglês. Aos 20, você entende o que é IPTU e não gosta de pagar a iluminação dos postes da rua que vem embutida na sua conta de luz. Já se endividou no cartão de crédito e é íntima do cheque especial. Acorda preocupada com a conta do banco que você não tem dinheiro pra pagar, e ainda comete loucuras comprando aquela rasteirinha e aquele vestido e aquela blusa e aquele short que tanto queria. Você continua sentindo falta do seu pai como uma criança de 10 anos.

Aos 20 anos você já fez progressivas o suficiente para ter quase metade da quantidade de cabelo que tinha. Continua gostando de muitas cores, do som alto e da casa enfeitada. Sua mãe já se acostumou com as cores dos seus esmaltes e com suas roupas que nunca sabia como pendurar. Aos 20 anos você ainda sonha em mudar o mundo, ou pelo ou menos uma parte dele que esteja ao seu alcance. Você gosta de política e tem mais interesse em entender os assuntos do mundo. As festas continuam sendo sempre boas e você acha que está ficando velha quando não está a fim de sair. Ao ver as meninas mais novas, você diz que na sua época não era assim e que mundo está mesmo perdido (algumas vezes por contribuição própria). 

Com 20 anos, se assusta com seu gosto musical quando abre a pasta “aos 13” do seu computador. Seus recortes não são mais da Capricho e agora você quer colecionar cultura e conhecimento. É comum se pegar lembrando do passado e ter a percepção de como tudo tem mudado tão rápido. Seu discman virou MP4, o MSN virou SKYPE, dinheiro virou cartão, a carta agora é e-mail, fotos em papel quase não existem e o Orkut virou Facebook. E você ainda não sabe do que o futuro vira, mas tem certeza que está por vir é algo diferente.

Aos 20 anos já sabe que não é tão legal assim morar sozinha com as amigas e uma coisa é certa: chatice de mãe pega. Assim como ela, você não gosta da porta do armário aberta e a bagunça do seu quarto não pode durar mais de dois dias. Cabelo no chão do banheiro e pasta de dente caída na pia te irritam profundamente. Continua sendo difícil descobrir o significado daquela palavra que chamam de juízo, e a responsabilidade apesar de já estar na sua rua, ainda passa na outra calçada. Com 20 anos entende-se as queixas da sua mãe e passa mais tempo ao lado dela. Mesmo já sabendo que o mundo não vai acabar, às vezes se esquece deste detalhe pequeno nas suas noitadas. Ter 20 anos é como tomar um sorvete na esquina, é como ser um pássaro que voa sem saber aonde vai chegar.

Aos 20 anos você é o que construiu a vida toda. Tem as amizades que cultivou, os valores que sem pretensão ficaram guardados, a educação dos seus pais e a loucura que tão sabiamente a vida te ensinou ter. Você tem paixão pela sua família, por Carangola e quer viajar o mundo. Ama sua liberdade e agradece a Deus todos os dias a vida boa que você tem. Ah! Aos 20 anos é satisfatório ouvir a professora da faculdade dizer que você não é desse mundo. Porque com 20 anos, seu último desejo é ser desse mundo.

Jana Coimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário...

Flickr